Suplemento Alimentar

Suplemento Alimentar

Veja tudo sobre Suplemento Alimentar – Lembrando que, é comum esportistas e praticantes de exercícios físicos fazerem uso de suplementos alimentares com o intuito de obter um resultado mais rápido e melhorar sua performance.

Advertisement

Isso porque, essas substâncias geralmente prometem aumentar o rendimento, desenvolver massa muscular, retardar a fadiga, entre outros benefícios.

No entanto, será que o uso de suplementos é realmente benéfico na atividade física?

Sendo assim, algumas pesquisas afirmam que a suplementação alimentar é benéfica para pessoas que não apresentam uma dieta balanceada, sendo necessária nesses casos, a complementação de algum nutriente que esteja em falta no organismo.

Entretanto, o uso frequente e sem nenhuma prescrição médica ou aconselhamento de um nutricionista pode constituir um grave problema de saúde.

Advertisement

Curta nossa Fanpage e tenha muitas informações importantes para seu dia a dia.

Sem mais, veja o que temos sobre Suplemento Alimentar:

Definição de Suplemento Alimentar

Primeiramente, podemos definir suplementos alimentares como substâncias que possuem como objetivo principal complementar alguma deficiência dietética.

Sendo assim, a grande maioria dos suplementos promete uma grande quantidade de benefícios, todavia, a maior parte deles ainda não possui seus efeitos comprovados.

Whey Protein

Os conhecidos Whey Protein são uns dos principais suplementos alimentares utilizados, principalmente o do soro do leite.

Assim, podemos destacar como efeitos principais dessas substâncias o aumento da síntese proteica nos músculos, uma diminuição na quantidade de gordura no corpo e o aumento na captação de aminoácidos.

Advertisement

Vale lembrar, que temos outra substância bastante utilizada, a albumina, que é feita a partir de clara de ovo.

Um fato extremamente importante é que pesquisas comprovam que, algumas vezes, não há beneficio em uma complementação de proteínas nem mesmo para atletas com intenso exercício físico, bastando apenas possuir uma dieta equilibrada.

E, o consumo em excesso para além das recomendações diárias (1,8g/kg/dia) não causa nenhum efeito no ganho de massa muscular e nem beneficia o desempenho.

Lembrando que, alguns pesquisadores ainda alertam para o perigo do excesso de proteínas causado pela complementação.

Sendo assim, entre os principais problemas, podem ser citados o aumento da produção de ureia, cólicas abdominais e diarreias.

Além disso, existe um grande risco de surgimento de problemas hepáticos e renais.

Aminoácidos

Veja também
1 De 2

Muitos aminoácidos também são utilizados como suplementação, destacando-se a glutamina, que não apresenta sua eficácia documentada.

Assim, algumas pesquisas sugerem ainda que ela não é eficaz mesmo em atletas que se encontram em competição, no que diz respeito à performance.

No caso dos aminoácidos, ainda muitas pesquisas devem ser realizadas para revelar os efeitos colaterais e os reais benefícios.

No entanto, é de senso comum as pessoas afirmarem que é essencial o uso de suplementos para garantir melhores resultados na atividade física.

Contudo, essas pessoas parecem não querer aceitar o fato de que uma alimentação de qualidade e balanceada, é capaz de atender todas as necessidades de uma pessoa comum, ou até mesmo para aquelas que realizam uma grande quantidade de exercícios físicos.

Portanto, diversas pesquisas ainda devem ser realizadas a fim de se conhecer o papel dos suplementos para praticantes de exercício físico.

Porém, o que se percebe hoje é que a grande maioria desses produtos não mostrou o resultado pretendido, sendo que uma alimentação saudável por si só já conseguiria o efeito desejado.

Cuidados com Suplemento Alimentar

Antes de escolher qualquer suplementação, é extremamente importante consultar um nutricionista, uma vez que podem ocorrer efeitos colaterais.

Vale destacar, que muitos suplementos alimentares apresentam esteroides em sua composição e não tem indicação no rótulo.

Sendo assim, o uso dessas substâncias por atletas pode ser considerado doping, podendo prejudicar a sua saúde e seu futuro como atleta.

Contudo, se o artigo foi interessante para você COMPARTILHE com seus amigos.

Leia também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade
error: Conteúdo protegido!!