Como Consultar Andamento da Aposentadoria

Como Consultar Andamento da Aposentadoria

Veja tudo sobre como consultar andamento da aposentadoria sem sair de casa é importante saber para quem deseja obter o benefício, portanto, já realizou procedimentos administrativos de solicitação.

Advertisement

Existe sempre muita expectativa para quem está prestes a se aposentar, afinal, foram longos anos de trabalho e o descanso agora é merecido.

No entanto, muitos trabalhadores, após entrarem com o pedido de aposentadoria, acabam encontrando dificuldades para consulta-la.

Isso é ainda mais difícil para aqueles não habilidosos em navegar na internet, por exemplo, mesmo que absolutamente dependemos dela.

Por essa razão, criamos um passo a passo com as principais formas para você saber como pesquisar aposentadoria.

Advertisement

Assim sendo, dividimos o artigo em subtítulos, os quais são:


Leia com atenção!

Como consultar andamento da aposentadoria sem sair de casa – em 5 passos

Basicamente, há na Previdência Social, cinco formas para verificar o andamento do pedido de aposentadoria. Você poderá utilizar qualquer uma delas, e o resultado será o mesmo.

Aconselhamos que faça a verificação a cada semana, pois assim você se antecede a possíveis problemas, como também se prepara para eventuais exigências do INSS.

Conheça a seguir as cinco formas de como consultar andamento da aposentadoria!

1 – Central de atendimento 135

O primeiro método é o mais tradicional e você utiliza a central de atendimento através do número telefônico 135.

Veja bem, neste caso, você pode tanto usar um telefone fixo de sua residência ou que está na casa de outra pessoa para ligar, quanto o celular ou até mesmo o velho e útil orelhão se existir um perto de onde mora.

Advertisement

Afinal, essa opção é muito simples, basta digitar os números 135 e um atendente irá prestar todas as informações necessárias.

Esse serviço é grátis e você poderá utilizar de segunda a sábado desde as 7 horas até as 22 horas.

Ao realizar a ligação para a central de atendimento, informe o número do seu CPF e selecione o número 4. Em seguida, selecione o número 1.

Depois, informe o número de protocolo do pedido de aposentadoria e pronto, você terá a informação que deseja.

2 – Como consultar andamento de aposentadoria pelo Portal CNIS NET

A segunda forma de saber como está à solicitação de aposentadoria é bem simples e deverá ser via internet.

Portanto, você pode usar o do Portal CNIS NET através destes passos básicos:

Veja também
1 De 2
  • Acessar o Portal CNIS NET no link eletrônico;
  • Realizar o preenchimento do formulário informando dados pessoais, como nome completo, o nome de sua mãe, o seu número de CPF e de seu RG, além da sua data de nascimento;
  • No campo apropriado digite as informações de segurança conforme a imagem;
  • Clique no botão “Confirmar” e obtenha a informação desejada.

3 – No site da Previdência onde está o portal – Meu INSS – e com login

Existem duas formas de aprender como consultar andamento da aposentadoria pelo Portal Meu INSS:

  1. com seu login;
  2. sem login.

No primeiro caso, comece acessando o Portal Meu INSS e depois clique no botão “Entrar”. Uma nova página será aberta e você deverá digitar, no local apropriado, o número do seu CPF e clicar no botão “Próxima”.

Clique no ícone da lupa e pronto, você já terá a informação solicitada.

4 – Consulta de aposentadoria no Meu INSS sem login

No entanto, para consulta sem login, processo que também é feito no Portal Meu INSS, você não terá que escrever muitas informações.

A questão aqui, é que a consulta é um procedimento muito mais simples e, portanto, não requer tantas informações iniciais, visto que tais dados já foram fornecidos ao INSS quando você realizou o pedido de aposentadoria.

Assim, quando acessar o Portal saberá como consultar andamento da aposentadoria, pois simplesmente o que precisa é clicar no botão “Agendamentos / Requerimentos”.

Imediatamente a isso, será aberta uma nova página eletrônica, onde deverá preencher os seguintes campos:

  • Nome completo;
  • Número de seu CPF;
  • O dia do seu nascimento.


Feito este passo, marque a caixa “Não sou um robô” e clique no botão “Continuar sem login”. Depois é só clicar no ícone da lupa e pronto, você terá a informação desejada.

5 – Aplicativo da Previdência também chamado Meu INSS

Você também poderá baixar o aplicativo Meu INSS para Android e IOS e então, realizar a consulta pedido de aposentadoria tranquilamente.

Após ter instalado o aplicativo, poderá proceder normalmente para fazer seu login, tal qual fez no portal Meu INSS.

Após conseguir o acesso, veja onde está “Agendamentos / Solicitações”, dê um clique aí, pronto.

Em seguida, vá até a lupa (que está em um ícone), enfim, dessa forma, você terá todas as informações referentes a sua solicitação de aposentadoria.

Conclusão

Aprender como consultar andamento da aposentadoria é essencial para não ser pego de surpresa. Isso porque o INSS pode fazer alguma exigência ao longo do processo de solicitação deste benefício.

Portanto, realizando consultas frequentes, seu processo de aposentadoria será agilizado e estará dentro do prazo hábil para aproveitar o benefício.

Neste artigo, você conheceu o passo a passo de como acompanhar esse trâmite utilizando qualquer um dos 5 métodos apresentados que vão desde a tradicional ligação telefônica até plataformas tecnológicas como o Portal e o aplicativo Meu INSS.

Se você gostou de saber sobre isso, lembre-se de COMPARTILHAR este artigo em todas as redes sociais para ajudar mais pessoas em suas consultas ao benefício da aposentadoria!

Advertisement

Leia também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Politica de Privacidade
error: Conteúdo protegido!!