Qual o telefone correto da Previdência Social?

Qual o telefone correto da Previdência Social?

Telefone da Previdência Social

Quer saber qual é o telefone da Previdência Social e quais serviços podem ser acessados através deste telefone? Então leia este artigo para descobrir.

A Previdência Social é um dos pilares da nossa República, pois garante que pessoas que trabalharam a vida toda, tenham um descanso digno.

No entanto, como é comum em qualquer serviço público, você tem diversas formas de se comunicar com a Previdência.

Uma delas é você ir até uma agência pessoalmente.  Mas, agora isso é impossível, pois estamos enfrentando uma pandemia.

Entretanto, você ainda pode se comunicar com a Previdência Social através do site, e isso poderá fazer acessando a página oficial.

Agora, se você é uma pessoa que não tem muita familiaridade ou não simpatiza com meios virtuais de comunicação, um telefonema seria o ideal.

Isso mesmo! A Previdência Social vai lhe atender pelo telefone e é isso que vamos explicar durante esse texto. Confira nos seguintes tópicos:

  1. Qual é o número correto do telefone Previdência Social
  2. Qual é o horário que você pode ligar para a Previdência Social?
  3. O que você pode fazer pelo Telefone Previdência Social
  4. O que você precisa ter em mãos quando ligar para o INSS?
  5. Eu preciso pagar para ligar no 135?
  6. O que mais você precisa saber sobre o telefone 135 do INSS

Qual é o número correto do telefone Previdência Social

Como falamos no parágrafo anterior, muitas pessoas, de fato, não gostam de usar a internet.

Acreditam que não podem confiar ou não têm habilidade e/ou compreensão dos passos para acessar determinado serviço.

Entretanto, conforme uma pesquisa realizada pela Cetic – Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação, muitos brasileiros não têm acesso à internet.

Exatamente! Estima-se que 46 milhões de pessoas que moram no Brasil estão impedidas de acessar a rede.

As razões são várias, por exemplo, alguns acham caro o serviço enquanto outros nem mesmo tem um equipamento para conectar.

Para essas pessoas e outras que não tem intimidade com o uso de eletrônicos, o telefone previdência social é uma santa ajuda!

Sendo assim, e se você, por exemplo, é uma pessoa que se enquadra nessas descrições, pode se comunicar com a Central de atendimento do INSS.

E então pode falar com um atendente especializado e com toda segurança.

Afinal, qual é o número do INSS?

Pois saiba que o telefone do INSS é simples de gravar, afinal, são apenas 3 dígitos ímpares sequenciais, ou seja, 135

Qual é o horário que você pode ligar para a Previdência Social?

O telefone correto do INSS é o 135, como dissemos.

Em relação aos horários para fazer a chamada, você pode escolher entre 7 e 22 horas (10 horas da noite).

No entanto, os dias de atendimento no 135 são os úteis, ou seja, de segundas a sábados.

Logo, durante esses horários e dias, você pode entrar em contato com o INSS para tirar qualquer dúvida que você tenha com relação a serviços.

O que você pode fazer pelo Telefone Previdência Social

Veja bem, ao ligar no telefone 135 da Previdência Social você pode resolver quase todas as suas dúvidas sobre o INSS.

Sendo que uma das principais é agendar o atendimento, segundo consta no site do governo da Previdência Social.

Então, você pode marcar a data e hora do seu atendimento presencial, além de escolher o posto da previdência que seja mais próximo de sua casa.

Assim, com um contato pessoal e imediato, você terá a melhor oportunidade de resolver os seus problemas e conseguir mais informações.

E não apenas isso, além de possibilitar e programar o atendimento personalizado, pelo telefone Previdência Social, é possível ainda:

  • Entrar com pedido de aposentadoria;
  • Pedir auxílio-reclusão;
  • Conseguir algum benefício assistencial previsto por lei;
  • Fazer solicitação de pecúlio;
  • Solicitar pensão por morte;
  • Requerer auxílio doença;
  • Fazer pedidos tanto de prorrogação quanto de reconsideração, caso necessários;
  • Requisitar salário maternidade.


Além de conseguir a certidão que afirme o tempo de contribuição entre outros serviços e informações.

O que eu preciso ter em mãos quando ligar para o INSS?

Segundo consta no site oficial da Secretaria da Previdência, para agilizar o seu atendimento, é ideal que você tenha em mãos:

  • O número de inscrição da Previdência Social, ou do PIS/PASEP ou então do NIT;
  • Seu CPF ou então o CNPJ (se desejar informações sobre empresa);
  • No caso de querer solicitar benefício assistencial para menores de 16 anos, o número do CPF;
  • Todos os seus documentos pessoais;
  • Se você estiver recebendo o auxílio doença, o número do benefício.

Atenção: se você estiver já com estes documentos na mão, o seu atendimento será mais rápido.

Inclusive, tenha também consigo papel e caneta para fazer anotações e não perder nenhuma informação.

Eu preciso pagar para ligar no 135?

Não! Você não tem nenhum custo ao usar o telefone Previdência Social.

Os serviços por telefone, através do site ou mesmo presencialmente na agência, não são pagos diretamente pelo usuário.

Aliás, você sabe o que é e o que significa a Previdência Social para o Brasil e para os brasileiros?

Pois todos nós falamos muito sobre esse órgão, mas muitas vezes não sabemos o que realmente ele é.

De certa forma, a Previdência consiste em um organizado seguro social no qual o trabalhador se inscreve e participa pagando mensalmente.

Mas qual é o objetivo deste pagamento?

Esta contribuição mensal vai permitir que o trabalhador, ao fim de uma determinada quantidade de décadas trabalhando, garanta uma renda mínima.

Certamente, essa renda vai ser muito útil quando chegar o momento no qual ele não conseguir trabalhar mais.

Essas informações e muitas outras podem ser obtidas por você no site da INSS e também pelo telefone da Previdência Social.

Inclusive, lá no site estão as novas regras da previdência, aproveite e se informe.

O que mais você precisa saber sobre o telefone 135 do INSS

Certamente se você quer agilidade, uma das melhores formas de acessar o INSS é através do telefone 135 e isso não nos custa lembrar.

Vem ao caso dizer também que as informações aqui coletadas advêm de sites oficiais, como o da Secretaria da Previdência.

E também é importante ressaltar que neste número você pode não apenas fazer as solicitações descritas acima.

Mas também fazer reclamações e denúncias junto à ouvidoria.

Isso é importante para que os serviços melhorem continuamente, você não acha?

Enfim, se você precisa falar com o INSS, ligue no Telefone Previdência Social e se tranquilize.

Saiba mais sobre a Previdência Social, veja aqui.

E se este texto lhe ajudou de alguma maneira, aproveite e compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso ao telefone do INSS.