Previdência Social NIT | → 【Veja Aqui】

Previdência Social NIT

Saiba o que é e como consultar o número NIT!

Você sabe o que é previdência social NIT? Saber o que é NIT e como consultar o número NIT pode te ajudar em algumas situações.

Afinal, ter informações sobre sua previdência social NIT, te ajuda a garantir que todos os seus direitos previdenciários estão sendo devidamente pagos por você.

Uma vez que, previdência social NIT é um cadastro voltado para trabalhadores autônomos, visando garantir seus direitos previdenciários.

Sane todas as suas dúvidas sobre previdência social NIT, a partir de agora! Aproveite e confira o que iremos abordar em nossos links rápidos:

O que é previdência social NIT?

NIT significa Número de Inscrição do Trabalhador, é um cadastro feito pelo Governo Federal, para que o trabalhador autônomo possa contribuir para o INSS.

Através do programa de previdência social NIT, o trabalhador pode ser um contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico, autônomo ou segurado especial.

Com as contribuições sendo realizadas de forma regular, a previdência social NIT garante os benefícios previdenciários para o trabalhador.

O que é importante para garantir maior segurança em sua carreira. Afinal, todos os benefícios são concedidos em casos de necessidade comprovada.

Como ocorre com o auxílio doença quando o profissional é acometido por algum problema de saúde que gere incapacidade de trabalhar.

Além disso, a contribuição mensal regular é útil para garantir ao trabalhador o direito de se aposentar.

Faça seu cadastro previdência social NIT em casa!

Nos últimos anos, os serviços da previdência social NIT passaram a ser acessíveis sem precisar sair de casa.

Basta acessar o site oficial, informar seus dados pessoais e realizar seu cadastro. Obviamente, é preciso se enquadrar em alguma categoria de segurado.

Ou seja, é preciso ter renda, mais de 16 anos, ser contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial.

Dessa forma, é possível realizar o seu cadastro, informando também a descrição da atividade que você exerce diariamente.

Caso você já tenha seu NIT, poderá consultar o número pelo mesmo site. Basta clicar na opção “cidadão”.

Em seguida, preencha todas as informações solicitadas, até que o número de seu NIT seja revelado pelo site.

Todo trabalhador deve contribuir para a previdência social

É importante destacar que, todo trabalhador brasileiro precisa contribuir para a previdência social, seja ele autônomo ou não.

A previdência social NIT, dispõe de várias categorias possíveis para o seu cadastramento adequado.

Justamente para que, todo trabalhador possa ser enquadrado como segurado do INSS, garantindo assim, seus direitos previdenciários.

Cabe destacar que, o trabalhador que não recolher INSS visando “economizar” nos impostos, pode pagar mais caro.

Portanto, o ideal é que todo trabalhador entenda a importância de ser um segurado INSS e faça seu cadastro na previdência social NIT.

Uma vez que, estará garantindo seus direitos previdenciários e recolhendo os impostos devidos da melhor forma.

O que irá evitar que, futuramente o imposto seja recolhido na declaração de Imposto de Renda (IR), que pode custar muito mais.

Além disso, ao recolher os impostos mensalmente para a previdência social NIT, o trabalhador está garantindo seu direito de aposentadoria.

Algo que não ocorre quando os impostos são recolhidos através do ajuste de contas do IR anual.

PIS/PASEP e NIT são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa! No entanto, o PIS é equivalente ao número do NIT. Portanto, no caso de um novo cadastro o NIS não é alterado.

Seja para um cadastro de PIS ou de PASEP, se o contribuinte já possui um NIS ele poderá ser mantido.

O número não é alterado, apenas será atualizada a inscrição, com o objetivo de reunir todas as contribuições do trabalhador.

Dessa forma, quem já atuou na rede pública e posteriormente atua na rede privada ou o oposto, não sofre com problemas.

Passando apenas por uma atualização cadastral, com o objetivo de manter os dados regulares. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar suas contribuições.

Garantindo que, os valores atuem a seu favor, para que seja possível ter sua aposentadoria e benefícios previdenciários garantidos.

O NIT normalmente é usado por trabalhadores autônomos, visando garantir a própria aposentadoria no futuro. O que diferencia do PIS e PASEP.

Vale a pena fazer previdência social NIT?

Quem é autônomo e ganha mensalmente um salário mínimo, por exemplo, tende a ter essa dúvida por ser isento do IR.

A associação de um custo de vida elevado e salário relativamente baixo, fazem com que esse autônomo queira economizar nos impostos.

É perfeitamente normal e compreensível que exista esse desejo de economizar. Entretanto, esse é o barato que pode custar caro.

Sabe aquela economia que não compensa? Pois bem, essa se enquadra nesse tipo de economia!

Tendo em vista que, ao fazer seu NIT, você contribui mensalmente com uma parcela abaixo de R$100 e tem todos os direitos previdenciários.

Como autônomo, ter previdência social NIT a seu favor é importantíssimo. Afinal, em momentos de doença ou durante uma gestação, você terá resguardo.

Uma vez que, a previdência oferece suporte salarial nesses períodos. Garantindo assim, que você não fique em situação de vulnerabilidade social.

Portanto, enxergue a previdência social NIT, como um cadastro em um investimento para cuidar de si mesmo.

Tendo em vista que, em caso de necessidade, você poderá contar com o apoio do INSS. Além de estar investindo mensalmente de forma direta em sua aposentadoria.

O que acontece se atrasar a contribuição mensal?

O autônomo que, porventura, atrasar a contribuição mensal da previdência social NIT, poderá pagar quando for possível a contribuição com juros.

Por isso, é interessante tratar a contribuição da previdência social com total seriedade e entendimento de sua importância.

Afinal, trata-se de um recolhimento para um órgão oficial, visando a manutenção de seus direitos previdenciários.

Saiba mais sobre Previdência Social, veja aqui.

Agora que você já sabe mais sobre previdência social NIT, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e os ajude a se manterem informados.

Leia também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade