Qual o telefone correto da Previdência Social?
Telefone da Previdência Social
Quer saber qual é o telefone da Previdência Social e quais serviços podem ser acessados através deste telefone? Então leia este artigo para descobrir.
A Previdência Social é um dos pilares da nossa República, pois garante que pessoas que trabalharam a vida toda, tenham um descanso digno.
No entanto, como é comum em qualquer serviço público, você tem diversas formas de se comunicar com a Previdência.
Uma delas é você ir até uma agência pessoalmente. Mas, agora isso é impossível, pois estamos enfrentando uma pandemia.
Entretanto, você ainda pode se comunicar com a Previdência Social através do site, e isso poderá fazer acessando a página oficial.
Agora, se você é uma pessoa que não tem muita familiaridade ou não simpatiza com meios virtuais de comunicação, um telefonema seria o ideal.
Isso mesmo! A Previdência Social vai lhe atender pelo telefone e é isso que vamos explicar durante esse texto. Confira nos seguintes tópicos:
- Qual é o número correto do telefone Previdência Social
- Qual é o horário que você pode ligar para a Previdência Social?
- O que você pode fazer pelo Telefone Previdência Social
- O que você precisa ter em mãos quando ligar para o INSS?
- Eu preciso pagar para ligar no 135?
- O que mais você precisa saber sobre o telefone 135 do INSS
Qual é o número correto do telefone Previdência Social
Como falamos no parágrafo anterior, muitas pessoas, de fato, não gostam de usar a internet.
Acreditam que não podem confiar ou não têm habilidade e/ou compreensão dos passos para acessar determinado serviço.
Entretanto, conforme uma pesquisa realizada pela Cetic – Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação, muitos brasileiros não têm acesso à internet.
Exatamente! Estima-se que 46 milhões de pessoas que moram no Brasil estão impedidas de acessar a rede.
As razões são várias, por exemplo, alguns acham caro o serviço enquanto outros nem mesmo tem um equipamento para conectar.
Para essas pessoas e outras que não tem intimidade com o uso de eletrônicos, o telefone previdência social é uma santa ajuda!
Sendo assim, e se você, por exemplo, é uma pessoa que se enquadra nessas descrições, pode se comunicar com a Central de atendimento do INSS.
E então pode falar com um atendente especializado e com toda segurança.
Afinal, qual é o número do INSS?
Pois saiba que o telefone do INSS é simples de gravar, afinal, são apenas 3 dígitos ímpares sequenciais, ou seja, 135
Qual é o horário que você pode ligar para a Previdência Social?
O telefone correto do INSS é o 135, como dissemos.
Em relação aos horários para fazer a chamada, você pode escolher entre 7 e 22 horas (10 horas da noite).
No entanto, os dias de atendimento no 135 são os úteis, ou seja, de segundas a sábados.
Logo, durante esses horários e dias, você pode entrar em contato com o INSS para tirar qualquer dúvida que você tenha com relação a serviços.
O que você pode fazer pelo Telefone Previdência Social
Veja bem, ao ligar no telefone 135 da Previdência Social você pode resolver quase todas as suas dúvidas sobre o INSS.
Sendo que uma das principais é agendar o atendimento, segundo consta no site do governo da Previdência Social.
Então, você pode marcar a data e hora do seu atendimento presencial, além de escolher o posto da previdência que seja mais próximo de sua casa.
Assim, com um contato pessoal e imediato, você terá a melhor oportunidade de resolver os seus problemas e conseguir mais informações.
E não apenas isso, além de possibilitar e programar o atendimento personalizado, pelo telefone Previdência Social, é possível ainda:
- Entrar com pedido de aposentadoria;
- Pedir auxílio-reclusão;
- Conseguir algum benefício assistencial previsto por lei;
- Fazer solicitação de pecúlio;
- Solicitar pensão por morte;
- Requerer auxílio doença;
- Fazer pedidos tanto de prorrogação quanto de reconsideração, caso necessários;
- Requisitar salário maternidade.
Além de conseguir a certidão que afirme o tempo de contribuição entre outros serviços e informações.
O que eu preciso ter em mãos quando ligar para o INSS?
Segundo consta no site oficial da Secretaria da Previdência, para agilizar o seu atendimento, é ideal que você tenha em mãos:
- O número de inscrição da Previdência Social, ou do PIS/PASEP ou então do NIT;
- Seu CPF ou então o CNPJ (se desejar informações sobre empresa);
- No caso de querer solicitar benefício assistencial para menores de 16 anos, o número do CPF;
- Todos os seus documentos pessoais;
- Se você estiver recebendo o auxílio doença, o número do benefício.
Atenção: se você estiver já com estes documentos na mão, o seu atendimento será mais rápido.
Inclusive, tenha também consigo papel e caneta para fazer anotações e não perder nenhuma informação.
Eu preciso pagar para ligar no 135?
Não! Você não tem nenhum custo ao usar o telefone Previdência Social.
Os serviços por telefone, através do site ou mesmo presencialmente na agência, não são pagos diretamente pelo usuário.
Aliás, você sabe o que é e o que significa a Previdência Social para o Brasil e para os brasileiros?
Pois todos nós falamos muito sobre esse órgão, mas muitas vezes não sabemos o que realmente ele é.
De certa forma, a Previdência consiste em um organizado seguro social no qual o trabalhador se inscreve e participa pagando mensalmente.
Mas qual é o objetivo deste pagamento?
Esta contribuição mensal vai permitir que o trabalhador, ao fim de uma determinada quantidade de décadas trabalhando, garanta uma renda mínima.
Certamente, essa renda vai ser muito útil quando chegar o momento no qual ele não conseguir trabalhar mais.
Essas informações e muitas outras podem ser obtidas por você no site da INSS e também pelo telefone da Previdência Social.
Inclusive, lá no site estão as novas regras da previdência, aproveite e se informe.
O que mais você precisa saber sobre o telefone 135 do INSS
Certamente se você quer agilidade, uma das melhores formas de acessar o INSS é através do telefone 135 e isso não nos custa lembrar.
Vem ao caso dizer também que as informações aqui coletadas advêm de sites oficiais, como o da Secretaria da Previdência.
E também é importante ressaltar que neste número você pode não apenas fazer as solicitações descritas acima.
Mas também fazer reclamações e denúncias junto à ouvidoria.
Isso é importante para que os serviços melhorem continuamente, você não acha?
Enfim, se você precisa falar com o INSS, ligue no Telefone Previdência Social e se tranquilize.
Saiba mais sobre a Previdência Social, veja aqui.
E se este texto lhe ajudou de alguma maneira, aproveite e compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso ao telefone do INSS.