Licenciamento Atrasado o que fazer?
Licenciamento Atrasado
Todo ano temos que colocar nossos deveres fiscais dos automóveis em dia. Entretanto é bem comum que responsabilidades tão onerosas acabem atrasando um pouco.
Afinal de contas podem ser um pouco caras dependendo da idade e do modelo dos carros.
Existem casos em que o licenciamento pode sair mais caro do que o valor de um carro usado. O que não é nem de perto algo que você desembolsa fácil.
Mas o problema real é que muitos não sabem o que fazer quando atrasam este tipo de compromisso. Ficam desesperados pensando que vão perder seus veículos.
Calma! Não é assim que funciona! Vamos conferir aqui como você pode se livrar deste problema de maneira simples e fácil, ok?
- Licenciamento atrasado o que fazer
- Pare de dirigir
- Consulte seus débitos
- Pague as dívidas
- Espere o documento
Licenciamento atrasado o que fazer
Primeiramente nada de pânico, o que você irá precisar é de dinheiro para pagar o que está atrasado. Não tente achar que há algum tipo de misericórdia.
Tente pegar emprestado com amigos ou então alguns empréstimos com juros baixos se você realmente precisa do veículo.
Lembre-se que esta não é uma opção viável de se pagar dívidas, mas este é um caso especial. Mas como não estou aqui para te dar conselhos financeiros vou te dar dicas de como resolver este problema específico.
Pare de dirigir
É importante que você não dirija mais a partir do momento em que passar do prazo de licenciamento do seu veículo. Infelizmente quando isto acontece há um grande perigo.
Se você for parado por alguma autoridade haverá um procedimento oneroso e constrangedor.
Primeiramente você será severamente multado, que além de pontos na carteira aumentará sua dívida.
Você também terá seu carro apreendido e terá que arcar com as despesas do reboque do seu carro e a estadia dele no pátio.
Essa “hospedagem” do carro varia de local para local e não é nem de perto barata você pode acabar devendo mais do que o valor do veículo se ele for antigo.
E para retirar precisará ainda pagar o licenciamento inteiro do veículo. Ou seja, não saia por aí se você não estiver com seu documento em dia.
Cada estado possui uma data diferente, e como o exercício começa no dia 1 de janeiro, mas o carnê do IPVA só chega bem depois não é justo cobrar um novo documento logo aí.
Há datas diferentes para cada tipo de carro e cada final de placa. Isto varia de DETRAN para DETRAN e até mesmo de ano para ano.
Por isto é sempre bom checar. Um modelo comum é o seguinte, como observado em São Paulo para veículos de passageiros, ônibus e reboques para este ano:
Abril – Final 1;
Maio – Final 2;
Junho – Final 3;
Julho – Final 4;
Agosto – Final 5 e 6;
Setembro – Final 7;
Outubro – Final 8;
Novembro – Final 9;
Consulte seus débitos
Fica meio difícil pagar uma dívida que você não conhece que tem, não é verdade? Então, para resolver seu problema é necessário verificar tudo o que está em atraso.
O melhor caminho que você tem para resolver este problema é verificando o site do DETRAN do seu estado.
Afinal de contas cada estado possui um DETRAN separado, e assim você não irá conseguir resolver o problema de um estado no DETRAN de outro.
Para começar basta ir ao Google e digitar DETRAN mais a UF do seu estado. A saída deve ser igual às dos exemplos abaixo:
DETRAN do RS – www.detran.rs.gov.br
DETRAN de SC – www.detran.sc.gov.br
DETRAN do PR – www.detran.pr.gov.br
DETRAN de SP – www.detran.sp.gov.br
DETRAN do RJ – www.detran.rj.gov.br
DETRAN do ES – www.detran.es.gov.br
DETRAN de MG – www.detran.mg.gov.br
DETRAN do DF – www.detran.df.gov.br
DETRAN do PA – www.detran.pa.gov.br
DETRAN do AM – www.detran.am.gov.br
DETRAN do AC – www.detran.ac.gov.br
DETRAN de RO – www.detran.ro.gov.br
DETRAN da BA – www.detran.ba.gov.br
Pague as dívidas
Para pagar as dívidas você pode imprimir os boletos no site do utilizando o seu RENAVAM e placa do carro.
Mas também é possível fazer a consulta utilizando algum caixa eletrônico, aplicativo ou internet banking de um banco autorizado pela receita federal.
Isto facilita muito o processo e pode ser feito no conforto da sua casa. Lembre-se de guardar todos os comprovantes.
Espere o documento
Não tente sair de casa mesmo que você tenha os comprovantes em mãos, é necessário ter o documento em si.
Sem ele você irá passar pelos mesmos problemas, então espere ele chegar. Mas lembre-se que seu endereço deve estar atualizado para que ele chegue a sua casa.
Se não quiser esperar pode fazer o seguinte, tente ir até uma agência do DETRAN e imprima lá, muitas disponibilizam este serviço na hora.
Contudo, se você gostou do artigo COMPARTILHE.